TRABALHO EM ALTURA


A Norma Regulamentadora n° 35 do MTE (Ministério do Trabalho), considera trabalho em altura toda atividade que seja realizada acima de 2 metros do nível inferior, onde haja risco de queda.
É fundamental exercer esta atividade com equipamentos de segurança apropriados, bem como, ter à disposição do trabalhador medidas de proteções coletivas.
Além do treinamento e do uso de equipamentos de segurança adequados para trabalho em altura, a existência de sistemas de ancoragens para trabalhos em altura é um dos requisitos desta norma técnica, que visa assegurar que os trabalhadores exerçam as atividades com segurança.
A PWA se especializou no segmento de trabalho em altura.
Com Engenheiro Mecânico e Engenheiro de Segurança no trabalho, desenvolvemos projetos e realizamos a instalação de equipamentos de segurança conforme as normas vigentes NR12, NR18, NR35, NBR16325-1
NBR16325-2.
Linha de vida vertical em cabo de aço.
Linha de vida horizontal em cabo de aço.
Linha de vida horizontal rigida com viga de aço.
Escada marinheiro em aço carbono ou aço inox.
Plataformas com guarda corpo
Escadas fixas com corrimão e guarda corpo

 

Linha de vida vertical em cabo de aço


A linha de vida vertical fixa nada mais é do que um sistema de proteção contra quedas. Esse instrumento é composto por cabos de aço ou trilhos metálicos que podem ser usados como pontos de ancoragem para retenção de uma queda. Por ser muito resistente, poderá ser utilizado por um ou mais trabalhadores simultaneamente dependendo do dispositivo. E, por essa razão, é muito indicado para escadas tipo marinheiro ou escadas metálicas fixas com grandes comprimentos.

 

LINHA DE VIDA VERTICAL.png
images.jpg

Linha de vida horizontal em cabo de aço


De acordo com a NR 35 – Trabalho em altura a instalação de uma linha de vida é vital para segurança dos trabalhadores que executam suas funções em altitude maior de 2m do nível do chão. Nessa instalação é fundamental contar com um cabo de aço para linha de vida de qualidade e durabilidade. Este equipamento é indicado para as seguintes condições:

  • Construção civil
  • Manutenção de fachadas
  • Limpeza de vidraças
  • Manutenção rede elétrica
  • Trabalho em telhados
LINHA DE VIDA HORIZONTAL.jpg
download.jpg

Linha de vida horizontal rigida com viga de aço


Conforme a NBR16325-1 tipo D, uma linha rígida, pode ser confeccionada em vigas de aço, com sistema de ponto móvel de ancoragem(trole), composta por ancoragens de extremidades e intermediários, dependo da medida total da linha poderá contemplar junções de linha (emendas entre as vigas).
Esses dispositivos de ancoragem tipo linha de vida rígida, são muitos utilizados em setores de carga e descarga de caminhões, sobre maquinas e em atividades que necessitem trabalhos em altura onde o uso de trava quedas retrátil é recomentado e necessário.

 

LINHA DE VIDA VIGA I.jpeg
LINHA DE VIDA VIGA I.PNG
TRAVA QUEDAS RETRATIL.png
Trole Viga I.png

Escada marinheiro em aço carbono ou aço inox


A escada marinheiro é um meio de acesso permanente com estrutura simples e que ocupa pouco espaço, quando comparada com outros modelos de escadas. Estas escadas são amplamente usadas em estruturas industriais e civis com acesso restrito e inclinação de 90°, como reservatórios elevados de prédios, manutenção, torre metálica, topo de prédio, caixa de água, estações de tratamento de água e esgoto, indústria, infraestrutura de sites telecomunicação pelo fato de oferecer a segurança necessária à transposição de níveis com elevadas alturas. Esta segurança é ditada através de instruções dadas pelo Ministério do Trabalho, contidas nas normas regulamentadoras NR-12, NR-18 e na NR-35.

 

ESCADA MARINHEIRO.jpg
ESCADA MARINHEIRO INOX.JPG
ESCADA MARINHEIRO INOX.JPG

Plataformas com guarda corpo
Escadas fixas com corrimão e guarda corpo


As escadas são meios de acesso a pisos ou equipamentos, podendo ser caracterizadas como permanentes ou provisórias. Mas em qualquer um dos casos, as escadas e a NR 12 devem sempre estar em acordo, garantindo que as escadas forneçam as condições de trabalho seguras para quem quer seja o usuário delas
As passarelas, plataformas, rampas e escadas de degraus devem propiciar condições seguras de trabalho,
circulação, movimentação e manuseio de materiais e:

  • Ser dimensionadas, construídas e fixadas de modo seguro e resistente, de forma a suportar os esforços solicitantes e movimentação segura do trabalhador;
  • Ter pisos e degraus constituídos de materiais ou revestimentos antiderrapantes;
  • Ser mantidas desobstruídas;
  • Ser localizadas e instaladas de modo a prevenir riscos de queda, escorregamento, tropeçamento e dispêndio excessivo de esforços físicos pelos trabalhadores ao utilizá-las.

 

ESCADA NR12.jpg
ESCADA 3.jpg
ESCADA.jpg

LINHAS DE VIDA SANTA CATARINA

LINHAS DE VIDA PARANÁ

LINHAS DE VIDA RIO GRANDE DO SUL

TRABALHO EM ALTURA

ESCADA MARINHEIRO

NR35